domingo, 13 de outubro de 2013

Cadillac versus Tesla



A Cadillac decretou a aposentadoria da perigosa e desajeitada manivela manual, em 1912, até então a única forma de dar partida em um automóvel. Muito marmanjo quebrou o braço e até perdeu a vida, quando a compressão do motor mandava a manivela de volta com toda a força, como uma mola pneumática.

De meados dos anos setenta até início deste século, a marca entrou em decadência, se transformando praticamente em um fabricante de Chevrolets de luxo, embora ainda continuasse inovando. Por exemplo, é possível comprar um Cadillac 2000 com câmera de visão noturna de fábrica, por cerca de R$ 70.000,00.

Agora, já com sua identidade e prestígio recuperados, a Cadillac prometeu lançar, já em Janeiro de 2014, um modelo eléctrico para competir com o Tesla Model S. Lembrando que há anos ela vem testando o coupé híbrido, ou plug-in com autonomia extendida, como alardeia a GM, baseado no bem sucedido Chevrolet Volt.

O certo é que será um carro caro, para os padrões americanos, custará US$ 76.000,00 sem o bônus de incentivo, que pode chegar a US$ 7.500,00. Preço pouco superior ao do concorrente e prestigiado Model S. Apesar de ser um coupé, as chances de ele tomar compradores do Tesla são muito grandes.

As chances de vir a ser importado para o Brasil existem, já que a Tesla anunciou a instalação de um escritório, provavelmente em São Paulo, para muito breve. Aqui a Cadillac levaria uma grande vantagem, porque, na pior das hipóteses, contaria com o amparo de toda a rede de concessionários da Chevrolet no Brasil. Seria muito mais fácil encontrar o Cadillac ELR do que o Model S.

Facilidade não significa preço em conta, lamento. Provavelmente viria custando mais de R$ 300.000,00, até para não competir com os "módicos" R$ 210.000,00 do Camaro...

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