Conhecido já há uns anos, como um protótipo parecido com um sapo, o Renault Zoe está pronto para (provvelmente) substituir o veterano Clio. Provvelmente haverá uma versão à combustão, mas a eléctrica é a esperada.
A versão à pilha produz saudáveis 80cv e 22,6kgfm, chega a 135km/h e faz de 0 a 100km;h em 8,1s. A autonomia em velocidade de cruzeiro é de 160km, a mesma do Nissan Leaf. Em velocidade brasileira de cruzeiro, certametne vai a 200km sem recarga.
A recarga, aliás, é o grande chamariz do compacto. Com dez minutos em uma tomada tripolar de 220v ele ganha até 60km de ação, com meia hora tem 80% da autonomia prontas; tudo isso partindo da carga zero, o que até o electrophobico Top Gear só conseguiu ignoranndo todos os muitos avisos que o Leaf deu. Esta car4acterística quase que elimina o aborrecimento da espera pela recarga, em ambiente urbano, mas a carga padrão leva o tempo padrão de seis a oito horas, em 110V ou 220V, respectivamente.
Ao contrário do prótótipo, que é um coupé, o Zoe de linha é um hatch cinco portas com a parte traseira do teto sapientemente alta. O teto caindo suavemente é uma boa solução aerodinâmica, mas sacrifica os passageiros de trás. funciona muito bem em carros grandes, nos pequenos sacrifica ainda mais o conforto. A configuração mais racional tam,bém facilita a futura produção de um sedã e uma perua. Não, eu é que estou dizendo que podem vir a existir, porque o desenho da coluna traseira e teto facilitam isso.
Apesar das muitas mudanças, a carinha de pókemon com sorrisinho peralta no pára-choque permanece. Sabem o que também permanece? O pacote holístico que torna a vida à bordo muito mais agradável, como luzes terapêuticas e aromatizadores; para acalmar os pestinhas, será uma mão na roda. Mas certamente a fragrância original de fábrica não será a mais barata, então só use quando for realmente necessário. Isto é surpreendente pelo facto de, quase sempre, ser ítem merametne de marketing, quase nunca chegando às ruas.
A estimativa é de custar não menos de 12 mil Euros, menos de 27 mil Reais, em valores de hoje, e ser produizido até o fim deste corrente ano de 2012. É um carro compacto, mas mais parrudo do que o protótipo. São 4,086m de comprimento, 1,788m de largura, 4,54m de altura e 2,575m de entreeixos. Seguindo o padrão Logan de ser largo e alto, para dar bom espaço, e ter um capô evidente, para não parecer uma minivan. O Cx é muito baixo, se comparado aos compactos de hoje: 0,29.
Quanto ao Clio... Durará pouco na Europa, mas por aqui ainda tem um bom tempo de vida, ainda que se torne um Mille da Renault. As propostas e concepções são totalmente diferentes. Se o Clio Europeu, dus gerações à frente do nosso, é ultrapassado em relação ao Zoe, imagine o pé-de-boi da Renault do Brasil! E Zoe ainda será caro para os nossos bolsos, com 48% de IPI e tudo mais... pelo menos por enquanto, mas é certo que ele vem... Mas o Clio fica!
Página da Renault ZE com contagem regressiva, clique aqui.
Tem tudo para ser um substituto do Clio mesmo, e no mercado brasileiro acabaria se posicionando num nicho mais sofisticado. Mas talvez acabe vindo só na versão elétrica mesmo...
ResponderExcluirSem dúvidas será um carro de nicho, no começo. Mas espero que venda bem e abra caminho para uma versão híbrida plug-in, esta sim seria um sucesso e aposentaria de vez o Clio.
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