segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Renault Zoe já para 2012


Conhecido já há uns anos, como um protótipo parecido com um sapo, o Renault Zoe está pronto para (provvelmente) substituir o veterano Clio. Provvelmente haverá uma versão à combustão, mas a eléctrica é a esperada.

A versão à pilha produz saudáveis 80cv e 22,6kgfm, chega a 135km/h e faz de 0 a 100km;h em 8,1s. A autonomia em velocidade de cruzeiro é de 160km, a mesma do Nissan Leaf. Em velocidade brasileira de cruzeiro, certametne vai a 200km sem recarga.

A recarga, aliás, é o grande chamariz do compacto. Com dez minutos em uma tomada tripolar de 220v ele ganha até 60km de ação, com meia hora tem 80% da autonomia prontas; tudo isso partindo da carga zero, o que até o electrophobico Top Gear só conseguiu ignoranndo todos os muitos avisos que o Leaf deu. Esta car4acterística quase que elimina o aborrecimento da espera pela recarga, em ambiente urbano, mas a carga padrão leva o tempo padrão de seis a oito horas, em 110V ou 220V, respectivamente.

Ao contrário do prótótipo, que é um coupé, o Zoe de linha é um hatch cinco portas com a parte traseira do teto sapientemente alta. O teto caindo suavemente é uma boa solução aerodinâmica, mas sacrifica os passageiros de trás. funciona muito bem em carros grandes, nos pequenos sacrifica ainda mais o conforto. A configuração mais racional tam,bém facilita a futura produção de um sedã e uma perua. Não, eu é que estou dizendo que podem vir a existir, porque o desenho da coluna traseira e teto facilitam isso.


Apesar das muitas mudanças, a carinha de pókemon com sorrisinho peralta no pára-choque permanece. Sabem o que também permanece? O pacote holístico que torna a vida à bordo muito mais agradável, como luzes terapêuticas e aromatizadores; para acalmar os pestinhas, será uma mão na roda. Mas certamente a fragrância original de fábrica não será a mais barata, então só use quando for realmente necessário. Isto é surpreendente pelo facto de, quase sempre, ser ítem merametne de marketing, quase nunca chegando às ruas.


A estimativa é de custar não menos de 12 mil Euros, menos de 27 mil Reais, em valores de hoje, e ser produizido até o fim deste corrente ano de 2012. É um carro compacto, mas mais parrudo do que o protótipo. São 4,086m de comprimento, 1,788m de largura, 4,54m de altura e 2,575m de entreeixos. Seguindo o padrão Logan de ser largo e alto, para dar bom espaço, e ter um capô evidente, para não parecer uma minivan. O Cx é muito baixo, se comparado aos compactos de hoje: 0,29.

 Quanto ao Clio... Durará pouco na Europa, mas por aqui ainda tem um bom tempo de vida, ainda que se torne um Mille da Renault. As propostas e concepções são totalmente diferentes. Se o Clio Europeu, dus gerações à frente do nosso, é ultrapassado em relação ao Zoe, imagine o pé-de-boi da Renault do Brasil! E Zoe ainda será caro para os nossos bolsos, com 48% de IPI e tudo mais... pelo menos por enquanto, mas é certo que ele vem... Mas o Clio fica!



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2 comentários:

  1. Tem tudo para ser um substituto do Clio mesmo, e no mercado brasileiro acabaria se posicionando num nicho mais sofisticado. Mas talvez acabe vindo só na versão elétrica mesmo...

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  2. Sem dúvidas será um carro de nicho, no começo. Mas espero que venda bem e abra caminho para uma versão híbrida plug-in, esta sim seria um sucesso e aposentaria de vez o Clio.

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