Há alguns anos, o designer Du Oliveira está envolvido no projecto Pompéo, um triciclo com vocação popular e uso prioritariametne urbano, que terá tração eléctrica. O carrinho passou por aperfeiçoamentos de design ao longo desse período, para ficar mais seguro. Terá dois lugares, a serem ocupados com conforto por dois adultos, e seus concorrentes são mais as motocicletas médias do que os carros compactos. O porém é o preço, estimado em R$ 40.000,00.
Há uma demanda declarada por uma evrsão híbrida, mas acontece um fenônemo triste neste início de século. Não estamos no Brasil dos anos 1970, quando era relativametne fácil conseguir fornecimento regular de motores por uma das montadoras, especialmente a Volkswagen, apesar de o caso pedir um monocilíndrico. Hoje beira o impossível, e desenvolver um motor à combustão é muito caro, caro de se cair de costas. São dezenas de peças móveis envolvidas, cada uma precisando ser desenvolvida e testada isoladamente, depois em conjunto, se algo der errado o projecto fica parado até o erro ser corrigido, para se retestar, et cetera.
Mas havendo um bom volume de vendas, com certeza o motor Pompéo à combustão será viabilizado, provavelmente a híbrida também.
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Em Portugal, ó pá, partido de um sonho trabalhado desde 2006, está para ser lançado um veículo com a mesma configuração básica do Pompéo, na verdade uma espécie de irmão gêmeo bem marombado. Trata-se do Veeco RT, mais longo e baixo, com portas de abertura canivete e pneus que não deixam dúvida de sua vocação esportiva. Usa boas baterias de LiFePo4, que vão na frente; Portugal é particularmente rico em minério de lítio.
O formato fusóide da carroceria, aliado aos parcos 800kg do conjunto, garante autonomia de até 400km sem recarga, e máxima de 160km/h, com um motor trifásico de 40cv, podendo despejar até 109cv de pico. de 0 a 100km/h ele leva bons 8s. Ou seja, além de econômico (com 1€ pode rodar 100km ou mais) e prático para o cotidiano, o Veeco RT oferecerá diversão garantida aos ocupantes, com a excelente estabilidade demonstrada. A EV - Fabricação de Veículos de Tracção Eléctrica, garante que a belezinha apresentara tem 90% do que começa a ser vendido já em 2013.
Preços ainda não foram oficializados, mas ao contrário do pompéo, o Veeco RT não tem a menor intenção de ser o eléctrico das massas. Será um electric-pocket-rocket, que tem tudo para fazer a cabeça das celebridades... E quem sabe uma versão híbrida, com motor 1000cm³ de competição, ganhe alguns troféus em rallies pela Europa.
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Mesmo não tendo mais tanta facilidade em conseguir o fornecimento de motores Volkswagen, que a meu ver não seriam exatamente a opção mais adequada a um veículo com as características do Pompéo, não estão esgotadas as possibilidades. Vá lá, poderia até usar inicialmente alguns daqueles motores chineses baseados em projetos antigos da Honda. Se não fosse pelo alto custo, valeria a pena usar um BRP-Rotax ou um algum Piaggio PureJet, mas a partir do momento que se passe a considerar o caríssimo Smart como um concorrente passa a ser uma opção considerável. Isso para não falar daqueles pequenos motores estacionários/industriais (ainda que não tenha uma relação peso/potência tão favorável quanto a maioria dos motores motociclísticos)...
ResponderExcluirSão possibilidades a serem consideradas. Acredito que a Honda, com a crise batendo á porta, não negaria um 250cm³ recalibrado a um bom cliente potencial. Estou cutucando o Du, para aventarem a possibilidade.
ResponderExcluirSe eu não me engano, o 1º modelo do projeto Pompéo era para ter motor da Yamaha Fazer 250.
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