Mais uma belezinha que não temos. E se vir, custará uma baba! Para os americanos, custa US$ 25.700,00... Ver testes, clique aqui.
O Kia Optima Hybrid tem muitas virtudes, além de ser muito mais bonito do que seus 'irmãos' psicodélicos da Hyundai. Quem vê suas linhas muito mais sóbrias, sua grade bem destacada e generosa, pode pensar que sacrificaram a aerodinâmica pelo estilo. Mas o danado tem Cx de 0,26. O último e verdadeiro Vectra redondinho tem excelente Cx 0,27.
Para quem chegou agora, Cx é o coeficiente de penetração aerodinâmica, que mede a dificuldade relativa do carro em vencer o ar. Um carro pequeno e um ônibus podem ter o mesmo Cx, mas com área frontal muito maior, o ônibus terá uma resistência absoluta muito maior, pois empurrará muito mais ar para se mover. O Cx de uma motocicleta costuma ser ruim, já que geralmente tem tudo exposto.
Seu conhecido quatro em linha de 2,395l e 168cv a 6000rpm, com 13:1 de compressão e câmbio automático de seis marchas, se junta aos 40cv (de 1400 a 6000rpm) do motor eléctrico, proporcionando média de 17,2km/l, umas 42,3mpg. Sem contar que as baterias podem mover o carro sozinhas a até 100km/h; bem melhor do que rodar a 70km/h por dois minutos, né, BMW... Dirigido pelos pilotos Waine Gerdes e Chris Bernius, em um teste de longa duração, chegou a 27,44km/l; nada impossível de se conseguir, quando se tem técnicas de pilotagem e experiência, nada que o motorista brasileiro comum saiba o que é. Faz de 0 a 100km/h em 9,2s e chega a 195km/h.
É um carro espaçoso. São 4,84m de comprimento, 1,83m de largura, 1,45m de altura e 2,8m de entreeixos. Pouco maior do que o Opala em todas as dimensões, lembrando que a altura do solo, pela qualidade do piso americano, é menor. Tudo calçado por rodas de 16" desenhadas para serem aerodinâmicas, com opção de 17".
Quem quiser enfrentar o escorpião do bolso e importá-lo, pode triplicar o preço de tabela para o mercado americano... e fazer um curso para lidar com o painel de nave espacial, com desenho elegante e repleto de botões, e o console com uma tela que só falta fazer o mapa astral do motorista.
Website da Kia americana, clique aqui.
Website da Kia internacional, clique aqui.
Para vários vídeos do Optima Hybrid, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário