Photo: Divulgação |
Do website do Auto Estrada (aqui) uma boa notícia esperada há algum tempo, por quem acompanha o assunto.
Dentro de dezoito meses, estará no mercado uma bateria de íon de lítio, comercialmente viável, com capacidade para 400Wh/kg, o triplo das melhores marcas comerciais disponíveis hoje. O melhor, segundo a Envia Systems, é que custará não maias do que metade do preço actual, que é cerca de R$ 1000,00 por cavalo/hora.
Para se ter uma ideia do que isto representa, basta imaginar o Tesla Model S (US$ 77,4 mil) com autonomia de 480km, custando menos do que o básico, que roda 270km com uma carga e custa cerca de US$ 57,4 mil... Lá, é claro.
O 'segredo', segundo a fábrica, foi utilizar materiais diferentes, como Manganês no catodo. Só não disse o pulo do gato, que seria como e sob que formas estes materiais foram adicionados. Para quem fugiu das aulinhas de geographia do antigo primário, o Brasil é muito rico em Manganês. Provavelmente o que conseguiram foi estabilizar as reações, que com o lítio são violentíssimas, e reduzir as resistências internas, estas as grandes vilãs tanto da capacidade de carga quanto da durabilidade de todas as baterias.
O aval da capacidade e da qualidade foi dado por ninguém me nos do que a Marinha americana, que tem submarinos antigos de sobra para testes assim, antes de repassá-los para países desprovidos dos mesmos.
Se tudo sair como planejado, o carro presidencial poderá ficar trinta mil reais mais barato, com uma autonomia bem maior no modo eléctrico, e um utilitário diesel-eléctrico de gande porte já poderá sair do papel. O Leaf, o Volt e o iMiev poderão ser importados com tranqüilidade, e a Ranault poderá esquecer essa bizarrice de alugar as baterias de seus plug-ins. Por menos de R$ 500,00 o cv/h, até o Pompéo sai ganhando, quem sabe.
É o fim do motor à combustão? Não. É o início da transição, que ainda levará um bom tempo e dará muito gosto der ser vista. Lembram do Fisker Karma, o híbrido que bateu os 50km/l? Pois podemos esperar que isto se torne comum, a médio prazo.
Website da Envia Systems, clique aqui.
Página da Envia sobre a nova bateria, clique aqui.
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