Fonte: The Glob and Mail |
Lembrando que o desconto na taxa de importação não influencia o IPI, que continua vinculado ao programa Inovar-Auto, que limita a 4800 veículos livres de impostos por fabricante. O corte de impostos inclui tratores e insumos agrícolas. O governo não vai perder um centavo sequer, apenas tirou benefício de uma área para outra, artigos como diamantes e brinquedos de parques de diversão o perderam... Sim, é sério! Como o termo "diamante" é mais vago do que os leigos imaginam, muita gente importava jóias de carona nos benefícios da indústria mecânica.
Sempre se cita o Toyota Prius neste caso, como maior beneficiário desta medida. Seus cerca de R$ 120.000,00 podem até ficar abaixo dos cem mil, a partir de agora, mas a maior beneficiada será a Ford. O Fusion Hybrid continua sendo o híbrido mais popular do Brasil, que custa praticamente o mesmo, por conta do maior volume de vendas há até desconto em algumas concessionárias. O único argumento da Toyota foi desqualificado pela tesla, enquanto a Ford utiliza "ecologia" como algo mais em um carro muito mais atraente.
Os SUVs híbridos, que são raros por aqui, também deverão se aproveitar. O argumento deles é outro, o de poder rodar por dias sem se preocupar com o tanque, o que reduz os riscos de se precisar de um posto estranho e ter que colocar gasolina duvidosa.
2013 Ford Fusion - McKie Ford from McKie Ford on Vimeo.
No caso do Fusion Hybrid, por vir do México já não recolhe IPI nem o imposto de importação.
ResponderExcluirDe facto, mas a Ford tem bala para não deixar o trocinho horroroso da Toyota ficar mais barato do que o seu carrão, e não vai deixar.
Excluirinfelizmente, toyota certamente não vai canibalizar o Corolla, mas talvez deixe o prius um pouquinho mais barato do que cobra hoje.
ResponderExcluirSoube que Mitsubishi vai trazer a Outlander PHEV para o Brasil, e por causa da restrição besta (ou seria esperta demais) de não incluir híbridos plug-in no benefício de redução de Imposto de Importação, será tributada a 35%. Mesmo assim, o preço estimado é de R$190.000,00, mais barato do que a BMW planeja cobrar pelo i3.
Aos poucos, trancos barrancos, ida e vindas, alguma coisa está acontecendo.
Já elétricos puros como o objeto de desejo TESLA MODEL S, os donos do poder querem mantê-lo o mais longe possível do mercado brasileiro (embora muitos poderosos possam até tê-los escondidos em suas garagens, mas fazem de tudo para quecidadão comum fique confinado ao modelo de negócios do flex pro-usineiro)
Outlander PHEV no Brasil
ResponderExcluirhttp://www.noticiasautomotivas.com.br/mitsubishi-outlander-phev-chega-como-o-primeiro-suv-4x4-hibrido-do-brasil/