sábado, 20 de setembro de 2014

De 0 a 7 em um ano.

Fonte: The Glob and Mail
  Finalmente saiu uma resolução séria e prática. A Câmara do Comércio Exterior reduziu de amargos 35% para uma faixa de 0 a 7% o imposto de importação dos veículos híbridos com capacidade para até seis pessoas, tributação que dependerá da eficiência do veículo. Ou seja, os "inteligentes" que teimam em colocar motor eléctrico e a combustão juntos na caixa de transmissão, certamente pagarão mais. Os esquisitos que colocam um motor em cada eixo, ou até um embutido nas rodas que em versões comuns não têm tração, podem ficar livres.

  Lembrando que o desconto na taxa de importação não influencia o IPI, que continua vinculado ao programa Inovar-Auto, que limita a 4800 veículos livres de impostos por fabricante. O corte de impostos inclui tratores e insumos agrícolas. O governo não vai perder um centavo sequer, apenas tirou benefício de uma área para outra, artigos como diamantes e brinquedos de parques de diversão o perderam... Sim, é sério! Como o termo "diamante" é mais vago do que os leigos imaginam, muita gente importava jóias de carona nos benefícios da indústria mecânica.

  Sempre se cita o Toyota Prius neste caso, como maior beneficiário desta medida. Seus cerca de R$ 120.000,00 podem até ficar abaixo dos cem mil, a partir de agora, mas a maior beneficiada será a Ford. O Fusion Hybrid continua sendo o híbrido mais popular do Brasil, que custa praticamente o mesmo, por conta do maior volume de vendas há até desconto em algumas concessionárias. O único argumento da Toyota foi desqualificado pela tesla, enquanto a Ford utiliza "ecologia" como algo mais em um carro muito mais atraente.

  Os SUVs híbridos, que são raros por aqui, também deverão se aproveitar. O argumento deles é outro, o de poder rodar por dias sem se preocupar com o tanque, o que reduz os riscos de se precisar de um posto estranho e ter que colocar gasolina duvidosa.

2013 Ford Fusion - McKie Ford from McKie Ford on Vimeo.

4 comentários:

  1. No caso do Fusion Hybrid, por vir do México já não recolhe IPI nem o imposto de importação.

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    1. De facto, mas a Ford tem bala para não deixar o trocinho horroroso da Toyota ficar mais barato do que o seu carrão, e não vai deixar.

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  2. infelizmente, toyota certamente não vai canibalizar o Corolla, mas talvez deixe o prius um pouquinho mais barato do que cobra hoje.
    Soube que Mitsubishi vai trazer a Outlander PHEV para o Brasil, e por causa da restrição besta (ou seria esperta demais) de não incluir híbridos plug-in no benefício de redução de Imposto de Importação, será tributada a 35%. Mesmo assim, o preço estimado é de R$190.000,00, mais barato do que a BMW planeja cobrar pelo i3.
    Aos poucos, trancos barrancos, ida e vindas, alguma coisa está acontecendo.

    Já elétricos puros como o objeto de desejo TESLA MODEL S, os donos do poder querem mantê-lo o mais longe possível do mercado brasileiro (embora muitos poderosos possam até tê-los escondidos em suas garagens, mas fazem de tudo para quecidadão comum fique confinado ao modelo de negócios do flex pro-usineiro)

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  3. Outlander PHEV no Brasil
    http://www.noticiasautomotivas.com.br/mitsubishi-outlander-phev-chega-como-o-primeiro-suv-4x4-hibrido-do-brasil/

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