Dica do caríssimo amigo e leitor Daniel. O polêmico híbrido pleno (em que o motor eléctrico não é um mero auxiliar) Chevrolet Volt, já pode ser comprado no Brasil. Mas não pensem que podem ir correndo à concessinária mais próxima e encomendar o seu, muito menos que a General Motors vai financiar a compra, como faz em seus concessionários.
Assim como o Mustang, o Volt é trazido por uma empresa independente, a Forest Trade. O preço, por conta disso, é bem alto, cerca de R$ 235.000,00. Caro, o quádruplo do que custa nos Estados Unidos, mas para o padrão de acabamento, e o facto de já ter gente pagando duzentos mil para importar o iMiev, como dizem, está no preço. Um Malibu Hybrid pode ser comprado por R$ 155.000,00, já o Suv Cadillac Escalade sai por quase R$ 390.000,00. Mas híbrido pleno como o Volt, só ele mesmo. Nenhum é trazido oficialmente pela GM, apesar de a iniciativa da loja provar que há demanda e bolsos para esse tipo de carro.
Claro que o preço não é só lucro, focado na gente bem-sucedida que virou fã do Volt, há também os 48% de IPI que o motor eléctrico dele o faz pagar. Não, não estou brincando, os chevrolistas só estão esperando haver uma quantidade mínima de proprietários, para fundar um Volt Club do Brasil. O Volt roda até 60km sem precisar de gasolina, seu motor eléctrico tem 151cv de pico, alimentado por 16kWh de baterias de íon de lítio, com 288 elementos formando um "T" que distribui bem a massa pela carroceria. Combinando autonomia eléctrica e com gasolina, ele chega a bons 500km de autonomia. Só a máxima é estranhamente baixa, mesmo para os 84cv do 1,4l turbo de injeção directa: 160km/h.
Embora o preço seja um balde de água gelada, quem sabe a GM, vendo a demanda sendo atentida, não acorda, como foi com o Camaro?
Manual do Volt em PDF, tão completo quanto pesado, clique aqui.
Website da loja, que não me deu um centavo, fiquem tranqüilos, cliquem aqui para a seção de híbridos, e aqui para a homepage.
Na verdade a demanda acabaria sendo bem limitada mesmo, mais para uma meia-dúzia de magnatas que podem se dar ao luxo de brincar com um carro caro desses ou empresas interessadas em negociar créditos de carbono ao usar o Volt para transporte de executivos, por exemplo. Eu até acredito mais na 2ª hipótese, e talvez com assistência técnica oficial da GM e um preço menos assustador poderia ter mercado mais amplo. No caso da Forest, ainda acabam mantendo um estoque com algumas peças de reposição mais básicas, e no caso de uma empresa menor não é tão fácil fazer isso a custos competitivos como aconteceria com a própria GM.
ResponderExcluirhá alguma ipotesi da gm lançar o vot no brasil a um preso competitivo.
ResponderExcluirDepende mais da política tributária sobre os eléctricos, do que da Chevrolet. Lá fora ele já está entrando na segunda geração e com uma boa redução no preço, por aqui ainda seria caro.
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