terça-feira, 20 de março de 2012

O tímido Golf Blue-e Motion

http://www.ecofriend.com/entry/volkswagen-details-all-electric-golf-blue-e-motion/

A Volkswagen desceu do muro e anunciou que fabricará o Golf eléctrico  até o fim de 2013, provavelmente já como modelo 2014; obviamente, a plataforma que começou os nove meses de testes, não será utilizada, mas uma universal que a montadora está desenvolvendo.

Os executivos da empresa nos Estados Unidos serão os responsáveis pelos testes, no uso e monitoramento diário, o que dará também uma campanha de marketing em tempo real. Espera-se que a versão final, com os aperfeiçoamentos, seja ao menos um pouco melhor do que a em testes.

O motor tem 115cv e 27,6kgfm de pico, chega a 140km/h e roda até 150km sem recarga, dependendo do modo como se dirige. O ponto positivo é o facto de as baterias serem distribuídas de modo uniforme pela carroceria, assegurando  mais neutralidade nas curvas.

http://veiculoeletrico.blogspot.com.br/

Que mais?Além dos números muito aquém de um projecto relativamente recente? Só que o Brasil oferece uma alternativa há anos, por uma fração do preço. O projecto é de autoria e financiamento próprio do engenheiro mecânico Elifas Gurgel, que adaptou um Gol G4 para tração eléctrica, usando baterias de chumbo no começo, mas há dois anos usando as de íon de lítio. O carro ficou mais leve e recuperou boa parte do espaço perdido no porta-malas.

O carrinho roda os mesmos 150km sem recarga, após 250 ciclos em rede doméstica, sem qualquer processador monitorando o abastecimento. E olha que nem é um maquinário tão sofisticado. O motor de corrente contínua tem 70cv, alimentado por quarenta células, que fornecem 'discretos' 133V.

Ao contrário do Golf Blue-e Motion, todo o desenvolvimento da conversão pode ser vista, passo a passo, no blog do Clube do Carro Elétrico, do próprio Gurgel. A ideia dele, é fazer kits de conversão a preços populares, a princípio para qualquer carro pequeno, por menos de quinze mil reais.

A Volks poderia ter economizado uma nota em pesquisas!

Link da imagem de Gurgal e seu Gol, clicar aqui.
Website do Clube do Carro Elétrico, clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário