quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Oitocentos mil híbridos


A Honda está presente em, praticamente, todo o globo terrestre. Em todos os países onde tem representação, é sinônimo de confiabilidade e tecnologia de ponta, por preços razoáveis.

Originária do Japão, onde o Imperador é obrigado a curvar-se diante de um Professor, a Honda acaba de ultrapassar a marca de oitocentos mil carros híbridos vendidos. Uma marca histórica não só para a a empresa de Soishiro Honda, mas também para toda a indústria automobilística.

Começou com o fastback Insight, que hoje está em sua segunda geração. Prioritáriamente aerodinâmico, seu desenho venceu aos poucos a resistência do consumidor americano, espalhando-se pelo mundo como um veículo ecológico plausível, sem custar uma fortuna.

Hoje há também o Civic (clique aqui), o retorno do Accord híbrido (clique aqui) e o CR-Z (clique aqui) híbridos. Todos juntos, com o Insight (clique aqui e aqui), venderam duzentas mil unidades no ano passado, 30% a mais do que no anterior, mesmo com o seu maior mercado, os Estados Unidos, começando a preferir os eléctricos puro e os motores diesel... uma boa deixa para lançarem versões diesel-eléctricas, não acham?

O Civic Hybrid custa (sugerido) US$ 24.050, o Insight sai por US$ 18.350 e o CR-Z por US$ 19.545. Com o Dólar cotado a R$ 1,78. O Accord à combustão sai por US$ 22.980, então o híbrido deve sair por volta de US$ 34.000. Preços sem os incentivos que eles têm por lá.

Instalada no Brasil, onde qualquer vereadorzinho analphabeto cospe em um professor, podemos esperar sentados por uma versão híbrida de qualquer um dos modelos descritos, bem como pelos que estão sendo preparados, fora a Honda Goldwing híbrida (clique aqui e veja), os plug-in, os à célula de combustível...Tudo parte do portfolio da Honda lá fora, tudo fora do portfolio da Honda aqui dentro. Por causa da sobretaxa aos eléctricos e híbridos? Em parte. Mas o Fusion Hybrid vende bem, não vende? O Prius está chegando mesmo com a sobretaxa, não está? Falta não só incentivo, ou tratamento igual para convencionais e plug-in/híbridos, falta vontade da montadora, que só vai acordar se doer no bolso.

Como nossos genes de banana ainda frutificam, só terá um desses quem trouxer por importação independente, ou pela amizade com um concessionário da marca. Para nós, até o momento, nenhum deles está previsto.




Website da Honda Brasil, clicar aqui.
Website da Honda EUA, clicar aqui, e ver os automóveis da marca aqui.
Website da Honda Japão, clicar aqui. Fiquei besta com a diversidade da fauna da Honda no japão.



Algo sobre Soishiro Honda, clicar aqui. Leia, vale à pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário