O Ssangyong Korando deu uma renovada beleza na estética da marca. Erraram na mão, quando tentaram estilizar a dianteira dos utilitários com base nas picapes dos anos trinta e quarenta, o que garantiu o sucesso de vendas foi a mecânica Mercedes-Benz, a mesma receita da saudosa Toyota Bandeirante. Aliás, acertar no desenho nunca foi o maior talento da Ssangyong. Mais, ver aqui, aqui e aqui.
Pois o sucesso do utilitário rechonchudo motivou um estudo para uma versão eléctrica, ainda como mero conceito a ser aprovado ou não pelo consumidor, em exposições. Batizado como KEV2, ou "Korando Electric Vehicle 2", o motor do conceito despeja 163,2cv de pico, com 47,6cv nominais, alimentados pelas já tradicionais baterias de íon de lítio de 350v.
A máxima é de 150km/h e a autonomia em torno de 180km. Rendimento um pouco acima da média, especialmente a autonomia, que não informaram a que velocidade constante foi obtida. Mais uma vez acredito que nossos limites de velocidade acrescem ao menos um quarto a esta autonomia.
Dimensões; comprimento: 4,41m; largura: 1,86m; altura: 1,69m; entreeixos: 2,65m. Com tanto aço empregado na generosa largura, e um pacote razoável de baterias, não impressiona nem um pouco a massa do KEV2, são 1750kg, aceitáveis em qualquer suv de seu porte e nível. Só as baterias, completas, têm pouco mais de trezentos quilos.
Para a recarga completa, em uma tomada de 110v, vão até oito horas de espera. Em 220v fica entre quatro e seis horas... se não houver queda de energia. Em meia hora se faz uma recarga rápida, para uma emergência.
Agora uma pergunta que muita gente se faz: "Vem para o Brasil? Acho que não, né?" Provavelmente sim. O Korando é sucesso de vendas no país, já estão até sorteando o carro, hoje mesmo vi um outdoor anunciando o sorteio de três. Ainda conspira a favor, o plano declarado da Tesla Motors em instalar operações oficiais no Brasil, bem na época em que anunciou para breve a apresentação de seu utilitário esportivo, gerando um pouco de cobiça para os amantes dos suvs urbanos. Tudo leva a crer que a Tesla será um sucesso, e que o KEV2 (previsto para 2013) seria o primeiro degrau para o utilitário plug-in americano.
Website da Ssangyong no Brasil, clique aqui.
Website da Ssangyong Motor, clique aqui.
Eu lembro quando uma empresa americana anunciava versões totalmente elétricas do Ssangyong Actyon a uns anos atrás.
ResponderExcluirEu aguardei novidades a respeito, provavelmente os coreanos decidiram ir ver e trabalharam em silêncio. Convenhamos que o Korando tem muito mais chances de sucesso do que p Actyon.
ResponderExcluirPor falar em silêncio, a Rolls Royce não tocou mais no assunto do seu plug-in. lembro que ela conseguiu aumentar bastante a autonomia.