quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Top Gear se rende ao Karma


Top Gear, programa inglês famoso por sabotar os resultados de desempenho e autonomia de híbridos e eléctricos, descaradamente, não resistiu aos encantos do Fisker karma. Provavelmente o longo processo movido pela Tesla os fez repensar seus métodos, por terem difamado o grande sedã Model S, que roda até 500km. Embora tenham ganho a causa, o desgaste foi feio. Em vez de simplesmente mostrar as limitações e dar dicas de como contorná-las, como eles fazer com os modelos à combustão, simplesmente mentiam para denigrir.

Karma é simplesmente o melhor híbrido em produção no mundo. Utiliza mecânica GM 1,4l simples e confiável, para abastecer as baterias e os dois motores eléctricos, que ficam na traseira. A autonomia supera 520km, alguns já conseguiram 600km. Frita pneus até os 200km/h, quando o módulo de controle limita a velocidade, de 0 a 100 faz em 5,9s. O interior é requintado, com acabametno todo feito do melhor couro e da melhor madeira; ser muito bom não basta. A lista de equipamentos não tem fim, a tela sensível ao toque do console é enorme (10,2") e o nível de segurança o faz sentir-se à vontade em qualquer país do mundo. Com 4,99m de comprimento, ele é espaçoso, apesar dos poucos 1,33m de altura, que o tornam achatado como um bom esportivo, mas harmoniosamente desenhado e construído em alumínio. É um carrão, grande mesmo para os padrões americanos, imaginem para os nossos.

Com pico de 409cv, ele conseque fazer até 50km/l na estrada, passando de 42km/l na cidade. Sim, a tua mobylette faz isso, mas andando a menos da metade da velocidade do teste... e só leva um. Só com as baterias, ele anda até 85km sem recarga e sem acionar o quatro em linha. Para quem quase não sai da cidade, é aconselhável pisar fundo de vez em quando, para acionar o motor à combustão, ele é sensível à falta prolongada de uso.

A boa apresentação do Karma deve, no entanto, acender outra briga; Fisker e Tesla são tão rivais quanto Ford e General Motors. A verdade é que ambos, Model S e Karma, são bons motivos para enriquecer.

Mas todas essas qualidades custam caro, o top de linha custa cerca de US$ 96.000,00 nos Estados Unidos; sem os incentivos do governo.



Website da Fisker, clicar aqui.
Website do Top Gear, clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário