terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Adeus do Roadster

Roadster Final Edition

Ele foi o carro que deu respeito aos eléctricos. Provou que um plug-in puro pode ter desempenho e autonomia decentes, sem pesar várias toneladas e sem custar uma grande fortuna.

Quanto a Tesla mostrou o Roadster, o povo demonstrou um misto de fascinação com incredulidade, porque era bom demais para o que se atribuía aos eléctricos puros. Mas era verdade e o sucesso veio rápido para o esportivo, lançado em 17 de Março de 2008.

Mais de 200km/h, de 0 a 100 em menos de 4s e até 400km de autonomia sem recarga, com apenas 1140kg, a massa de um sedã pequeno.

Apesar das sabotagens que alguns meios de comunicação fizeram em testes, já tendo se declarado abertamente inimigos dos eléctricos, a trajetória do Tesla Roadster é pavimentada pelo êxito.

A parceria para o projecto foi com A especialista em esportivos de baixo peso e aceleração forte, a Lotus. Aproveita, aliás, dez por cento dos componentes do Évora. A proposta era a de uma produção limitada a duas mil unidades... duas mil e seiscentas foram vendidas. produção pequena é outra especialidade da Lotus, embora aumente o custo unitário, reduz drasticamente os investimentos para qualquer modificação. Embora caro, por conta de seus atributos, o Roadster custava uma fração do que se esperava de um esportivo eléctrico puro.

O fim da produção terá uma edição especial de quinze unidades, destinadas aos mercados americano, europeu e asiático. Tendo arrebatado fãs ardorosos como a Tesla conseguiu, não duvido que todas já estejam reservadas.

Em 2012 entraria em produção oficial o belíssimo sedã Model S, que teve a colaboração da Toyota, com sua experiência com os grandes e luxuosos Lexus. A plataforma dará origem a três outros modelos, uma van, um suv e o substituto do Roadster, este previsto já para 2013. Eu disse "entraria" porque o povo não quis esperar e o Model S já está à venda.

Fica aqui, a minha singela homenagem ao criador deste novo clássico da indústria automobilística, que fez o sonho da Tesla florescer mesmo após uma dissidência grave logo no início da empresa. E também ao carro que fez a bateria ser vista como fonte séria de energia para automóveis, dando respaldo mesmo para os com cara de brinquedo, como o Twizy. O sucesso dos eléctricos da China no exterior, também deve muito ao abre-alas Roadster, que exorcizou o fantasma do medo de ficar sem carga no meio da viagem.

Tesla Roadster, o primeiro clássico da era eléctrica.


O luxuoso Model S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário