Roadster Final Edition |
Ele foi o carro que deu respeito aos eléctricos. Provou que um plug-in puro pode ter desempenho e autonomia decentes, sem pesar várias toneladas e sem custar uma grande fortuna.
Quanto a Tesla mostrou o Roadster, o povo demonstrou um misto de fascinação com incredulidade, porque era bom demais para o que se atribuía aos eléctricos puros. Mas era verdade e o sucesso veio rápido para o esportivo, lançado em 17 de Março de 2008.
Mais de 200km/h, de 0 a 100 em menos de 4s e até 400km de autonomia sem recarga, com apenas 1140kg, a massa de um sedã pequeno.
Apesar das sabotagens que alguns meios de comunicação fizeram em testes, já tendo se declarado abertamente inimigos dos eléctricos, a trajetória do Tesla Roadster é pavimentada pelo êxito.
A parceria para o projecto foi com A especialista em esportivos de baixo peso e aceleração forte, a Lotus. Aproveita, aliás, dez por cento dos componentes do Évora. A proposta era a de uma produção limitada a duas mil unidades... duas mil e seiscentas foram vendidas. produção pequena é outra especialidade da Lotus, embora aumente o custo unitário, reduz drasticamente os investimentos para qualquer modificação. Embora caro, por conta de seus atributos, o Roadster custava uma fração do que se esperava de um esportivo eléctrico puro.
O fim da produção terá uma edição especial de quinze unidades, destinadas aos mercados americano, europeu e asiático. Tendo arrebatado fãs ardorosos como a Tesla conseguiu, não duvido que todas já estejam reservadas.
Em 2012 entraria em produção oficial o belíssimo sedã Model S, que teve a colaboração da Toyota, com sua experiência com os grandes e luxuosos Lexus. A plataforma dará origem a três outros modelos, uma van, um suv e o substituto do Roadster, este previsto já para 2013. Eu disse "entraria" porque o povo não quis esperar e o Model S já está à venda.
Tesla Roadster, o primeiro clássico da era eléctrica.
O luxuoso Model S.
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