sábado, 3 de dezembro de 2011

Sucesso híbrido para ônibus


A Alisson Transmission produziu a 5000ª unidade de transmissão híbrida paralela do modelo H 40/50EP, para ônibus urbanos. Mais na revista Autobus do amigo Antônio Ferro aqui.

O sistema H 40EP despeja 280hp a meros 2300rpm, ou seja, uns 442kgfm de torque nominal. O H 50EP manda 330hp às mesmas 2300rpm para as rodas, dá cerca de 521kgfm nominais. Ambos dispõe de regeneração por frenagem, inclusive no controle do veículo em declives, contando com um sistema de controle que já está na quarta geração. A transmissão conta com um sistema continuamente variável. Mais detalhes para frotista brasileiro babar, veja em PDF aqui.

Mas, por que não hubmotors? Difícil dizer, mas facilitar a montagem com o mínimo possível de modificações no veículo, já que esta transmissão alimenta linhas de montagens, pode ter sido o argumento decisivo.

Também comemora dez anos do início da produção de seus sistemas híbridos, que até hoje já pouparam cerca de 77 milhões de litros de diesel, e 204,9 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera.

A parte ruim da notícia nem é o preço, o bom volume de vendas provou que não é tão salgado e que a economia de combustível e manutenção o paga rapidamente, a parte ruim é que só é vendido para Estados unidos e Europa, apesar de haver representação para o Brasil (aqui) e América Latina. Ou seja, quem quiser que importe por conta própria. O representante em Goiás é este aqui.

Sim, São Paulo tem um ônibus híbrido em teste... Mas do teste em Sampa para o serviço público no país, vai um grande salto.

Sistema de baterias de lítio para ônibus híbridos.

Abaixo um ônibus híbrido de última geração, para babarmos.

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