quarta-feira, 9 de maio de 2012

O DS5 do presidente


 Não é só o presidente que a França troca, o carro presidencial também é novinho em folha, um lançamento recente e que ainda arranca admiração por onde passa. Se Merkel ficará constrangida em lidar com o novo presidente, pelo menos os passeios oficiais por Paris serão muito agradáveis.


A Citröen é novamente o carro oficial do presidente da França e, mais uma vez, se impõe pelo porte, pelo arrojo das linhas e pelas soluções avançadas. O modelo que servirá Françoise Hollande é o estonteante DS5 Hybrid 4. Como o nome indica, e um híbrido com tração integral.


A nave espacial, digo, o carro é equipado com um belo turbodiesel de 2l, que gera óptimos 163cv, mandando por terra a desvantagem da potência específica. Na traseira está o motor elécrtico de 37cv, que em curtas distâncias se vira sozinho, ou seja, um híbrido pleno. Juntos, os dois somam 200cv, contando com o torque precoce do ciclo diesel e o instantâneo do eléctrico, o que poderá frustrar muitos atentados... Que D'us não os permita, claro.


Para os leitores leigos, potência específica é a potência que um motor consegue produzir em relação ao seu deslocamento volumétrico. Ex: o Mille tem 999cm³ (arredondando: 1000 cilindradas) e gera 66cv, o que dá 66/0,999 = 66,0666cv/l; o DS5, com 1997cm³, então, tem 81,62cv/l de potência específica.


Não é um carro muito grande, mas é encorpado. São 4,53m de comprimento, generosos 2,727 de entreeixos, 1,871 de largura (2,128 com os retrovisores) e de 1,504 a 1,513 de altura. Apesar de espaçoso, é econômico. Faz de 15,87 (só com o motor diesel) a 25,64km/l (com os dois motores) na cidade, na estrada faz de 20,4 (só diesel) a 27km/l (ambos).Faz de 0 a 100km/h em 8,6s e atinge 215km/h de máxima.


Um botão no console central permite selecionar a condução em quatro modos: Normal, esporte, só eléctrico ou híbrido. Para que serve? Em deslocamentos comuns, sem urgências, dá para se utilizar só as baterias tranqüilamente. O modelo dispõe de três versões: Chic, SO Chic e Sport Chic. Nem é um carro tão pesado, são 1710kg no modelo que serve o presidente.


O preço fica entre 29.300,00 Euros e 44.772,00 Euros. A lista de equipamentos funcionais e de conveniência é extensa, tanto quanto o carro é sofisticado. Para terem uma idéia, ele oferece cinco opções de rodas (todas de liga leve) entre 17" e 19". Fora o teto solar que ocupa toda a parte superior do carro, permitindo ao presidente uma saudação festiva ao público, e aos seguranças uma reação rápida a qualquer suspeita, já que o espaço é imenso.


Sim, ele vem ao Brasil, não sei que fortuna cobrarão pelo Chic, porque o top de linha já sabemos que só vem pela embaixada, porque usa diesel. Não encontrei-o na página da Citröen do Brasil, em todo caso, como sempre, mando os devidos links para vocês se divertirem.



Website da Citröen do Brasil, clique aqui.
Website da Citröen mundial, clique aqui.
Website da Citröen na França, clique aqui.
Um belo e sortido álbum do DS5, clique aqui.

2 comentários:

  1. Interessante que quebra o visual monótono dos sedãs predominantes na categoria dos "veículos de representação".

    ResponderExcluir