quinta-feira, 10 de maio de 2012

Volkswagen XL1: 111km/l


Era para ser apenas um protótipo sem previsão de produção em série. Na verdade, não será produzido em série, mas entre cinqüenta e cem felizardos poderão comprar, por Leasing o híbrido XL1, que faz absurdos 111km/l. Não, não esqueci de colocar vírgula nenhuma, são cento e onze quilômetros por litro. A autonomia total é de mais de 550km.


Além da excepcional aerodinâmica, o carro conta com um motor diesel de três cilindros e 900cm³, que gera bons 47cv, auxiliado por um câmbio de sete marchas e dupla embrenhagem. O motor eléctrico manda ouros 28cv, tudo para empurrar os 795kg (fora motorista) do XL1. É um híbrido pleno, com electricidade, ele roda até 35km sem recarga, se não houver regeneração por frenagem.


O desempenho é compatível com um popular levemente envenenado: alcança 161km/h e faz de 0 a 100 em 11,9s. Vitória do Cx de ridículos 0,186. A partir de 60km/h, uma aerodinâmica ruim já começa a atrapalhar a aceleração. As rodas são do levíssimo, mas caro e delicado magnésio. Os retrovisores são câmeras, que mandam as imagens para telas no painel e nas portas. Emite apenas 24g de CO2 por km. Tem gente que polui mais do que isso, pedalando.


O motivo de não ser feito em série, é o custo proibitivo, por ser construído com alumínio, cerâmica especial e fibra de carbono. O XL1 servirá de marketing verde para a Volkswagen, disponível já em 2013, e claro que haverá algum estardalhaço.


O preço do leasing não foi divulgado, até porque a VW não deve oferecê-lo a qualquer um, só aos que podem fazer um bom marketing e um bom teste. Na vida cotidiana, a dificuldade será a pouca altura (1,156m), porque o resto é bem em conta, são 3,888m de comprimento por 1,665m de largura.




Website da Volkswagen AG, clique aqui.
Uma matéria completa, em inglês, ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário