Ele tem um metro de largura, um só. Dois e vinte de comprimento. Roda setenta quilômetros com uma carga, leva duas pessoas e cabe na maioria dos elevadores. Preço, na cotação de hoje, uns R$ 17.000,00, na Itália.
O que é? É o Volpe, da Zagato. Um micro carro desenvolvido para uso urbano, com dois lugares, sendo o do carona atrás, com as pernas meio abertas pela proximidade do banco dianteiro, e portas com abertura tipo canivete; não é charme, é para poupar espaço e poder abrir em qualquer lugar. Na verdade ele é um 1+1, ou o motorista mais sua bagagem. Com carona, é para viagens bem curtas.
Com 5,44cv (4kWh) de potência na versão Globo, ele mantém 70km/h por uma hora. Mas pode chegar a 500km nas versões híbridas bicombustíveis, à gasolina ou metano, o nosso GNV, contando aqui com 4kWh, 8kWh (10,44cv) ou 12kWh (16,32cv) de potência. Sendo três versões de tração dianteira e a Guru com tração integral. Quanto mais potente, mais autônomo e mais caro. Lição aprendida com a Tesla.
Por dentro (ver aqui) o acabamento é mínimo, mas muito bem cuidado e de bom gosto, do tipo que poderia bem servir nossos populares, com desejável redução de custos e massas.
Website do Volpe, clique aqui.
Praticamente um quadriciclo, mais próximo de uma moto do que de um carro convencional. Leveza e manobrabilidade em espaços confinados devem ser bons.
ResponderExcluirFoi o que pensei. Se encarroçar uma Vespa e colocar dois eixos, tem-se um efeito parecido.
ResponderExcluir