Já acostumada a lançar versões híbridas extremamente bem acertadas de seus modelos, a Porsche decidiu que não basta pisar, precisa limpar os sapatos em cima.
O alardeado Porsche 917 Spyder Hybrid, que tinha sido anunciado há dois anos como um supre esportivo que vai a 300km/h, e faz 17km/l em condições civilizadas de uso, está pronto para ser lançado, por aproximadamente dois milhões de Reais.
O motor à explosão é um V8 traseiro de 4,6 litros, que manda quase 580cv para a caixa de sete marchas, contando ainda com o auxílio de 102cv de um módulo eléctrico. Na frente há um eléctrico, que manda mais 120cv para os pneus. Tudo dá pouco mais de 780cv. Resultado: 325km/h e de 0 a 100km/h em 3s. Só no modo eléctrico, ele roda 25km e chega a 150km/h, tudo limitado electronicamente, para que a aventura ecológica não comprometa a autonomia combinada.
A humilhação vem agora, com o consumo: 33,3km/l; embora haja malucos que juram de pés juntos que já leram 44km/l. Levando em conta que as medições civilizadas, na Europa, são feitas a pouco mais de 100km/h, andando em vias secundárias a 80km/h, daria sim para fazer 44km/l, com o V8 girando manso e os eléctricos fazendo seu serviço.
Certo, isto é um carro para milionários, qual o demérito do nosso país de terceiro mundo? O demérito é o facto de que a Porsche integra o grupo Volkswagen, cedo ou tarde essa tecnologia toda chega aos carros dos meros mortais da Europa. Chances de este Porche chegar aqui, existem, temos gente rica mais do que suficiente para isso. Chances de esta tecnologia toda migrar para os nossos VW?
Na verdade, são 802 cv, somando-se a potência dos três motores.
ResponderExcluir