terça-feira, 24 de julho de 2012

Poderia ser no Brasil, mas será na China

http://www.ecofriend.com/entry/proteans-in-wheel-motor-technology-will-it-actually-deliver/

A Protean Electric, a maior fabricante mundial de motorrodas, os conhecidos hubmotors, ivestirá US$ 84 milhões em uma fábrica na China. São dela os hubmotors que equipam a edição limitadíssima do Mercedes-Benz Brabus eléctrico. De onde podemos concluir que mão de obra barata não é o único perfume que seduziu a P.E.

A fábrica em Liyang, província de Jiangsu, pelas facilidades burocráticas e pela posição estratégica da China, vai permitir um aumento substancial e rápido no volume de produção, mantendo o padrão de qualidade, permitindo reduzir drasticamente o preço unitário de cada motor. Se estivessem se lixando para a qualidade, como certos "empresários" brasileiros, simplesmente terceirizariam a produção para qualquer fabriqueta que semi-escraviza a mão-de-obra.

Então ficamos no prejuízo! Sim, ficamos, mas não totalmente. Pelo menos a notícia é animadora, para o crescente número de pessoas que convertem seus carros para eléctrico ou híbrido, bem como para os que começam a vender e instalar kits de conversão. Hibridar um Opala, por exemplo, passa a ser questão apenas de trocar os freios dianteiros pelo conjunto de hubmotors, que chegará aqui por preços semelhantes aos dos motores convencionais.

Mas, qual é mesma a vantagem do hubmotor? As vantagens são muitas, e só esbarram no problema de espaço, que eles provaram ser mais questão de mentalidade do que de engenharia. O hubmotor, ou motorroda, deixa completametne livre o espaço antes ocupado pelo motor e transmissão, e cardã se for o caso. Permite que as baterias sejam alojadas mais em baixo, melhorando o centro de gravidade, por conseqüência a estabilidade em curvas, e até gerando um pequeno bagageiro no lugar do antigo motor. Sem transmissão, para parasitar a energia motriz, o carro acaba se comportando como se tivesse um motor 25% mais potente, pelo menos.

Enquanto isso, nos labirintos da burocracia brasileira, um dos maiores fomentadores da corrupção, que eu conheço por dentro, gente com capacidade e vontade de trabalhar precisa levar suas patentes para os Estados Unidos, onde elas são aceitas como bênçãos, não como luxo.




Website da Protean, clique aqui.

Um comentário:

  1. Ainda nenhum comentário???? Então serei o primeiro a comentar. Gostei da picapona. Opala com hubmotors, eu quero!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!! EU QUERO!!!!

    ResponderExcluir