terça-feira, 27 de dezembro de 2011

i-Miev em Indianápolis.


Muito longe de ser empolgante, o Mitsubishi i-Miev fez as quinhentas milhas de Indianápolis (aqui) em doze horas, com paradas de vinte minutos para recargas rápidas, que refazem 80% da carga das baterias. A média foi de 100km/h.

O evento (porque não houve competição) foi realizado pela Real AC Power, empresa que transforma caminhões em usinas móveis de energia eléctrica, e apoiado pela Mitsubishi, que não perdeu a chance de fazer a propaganda. O carro não deu qualquer problema, rodou sob chuva forte e estiagem, terminou a prova já tarde da noite, com faróis ajudando a minar as baterias, como manda o figurino.

O carrinho com cara de brinquedo fez serviço de gente grande e Indianápolis sempre foi uma boa vitrine, é verdade. A intenção foi demonstrar que ninguém precisa temer ficar no meio do caminho, por falta de energia... Aqui temos uma meia-verdade. Embora Estados Unidos e Europa estejam se enchendo de postos de recarga, e a Inglaterra já tem uma estrada repleta deles, esta benece ainda está restrita aos países de blocos desenvolvidos, a realidade abrangente é a das tomadas comuns, no máximo as tripolares, em postos de combustível ou cidades à beira da estrada.

Em tomadas comuns, aliás, esqueça-se a recarga rápida, são de seis a doze horas para refazer as baterias, dependendo da voltagem. Apesar de um brasileiro em um i-Miev também não precisar temer ficar no meio do caminho, precisará ter muita paciência e nenhuma urgência na viagem.

Podendo rodar até 160km a pouco mais de 100km/h, ou uns 200km sem ultrapassar os cem por hora, o i-Miev não é mesmo próprio para a estada livre, no máximo para circuitos intermunicipais. Enquanto aquelas baterias com nano furos nas películas de grafeno não chegarem ao mercado, lá por 2014, com dez vezes a capacidade de carga e recarga das actuais, as viagens continuarão a cargo dos híbridos... ou dos caros super eléctricos, como o Model S, da Tesla.


Website da Real AC Power, clicar aqui.
Website do Mitsubishi i-Miev, clicar aqui.

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