sábado, 2 de junho de 2012

Um eléctrico para chamar de nosso?

Teremos um HB-E?

Atenção, notícia chocante!

O ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, está conversando com a Hyundai para viabilizar a produção de um carro eléctrico brasileiro. A conversa foi na embaixada brasileira em Seul, com o vice-presidente da marca.

A conversa coincide com a chegada das primeiras prensas para a fabricação do Hyundai HB em Piracicaba, com lançamento previsto para Setembro. Lembro que a coreana já tem um relacionamento estreito com o Brasil, e quer apagar a má impressão deixada pela caolha, digo, CAOA.

Uma parceria bilateral já beneficia a USP, sempre a USP, para estimular pesquisas no setor automotivo. Estimulando inclusive a capacitação, em vez de mera diplomação do acadêmico, e assim evitar importar mão-de-obra para os cargos de maior responsabilidade.

Nada mais foi dito, comentado ou mesmo escrito em bilhetinhos que circulam por corredores, mas é muito mais do que o coisa nenhuma que tínhamos até agora.

Risco para os projectos nacionais em andamento? Não. Os mercados focados são totalmente diferentes, a decisão de fazer um HB eléctrico, por exemplo, até facilitaria o acesso ao know-hall e aos insumos necessários, que hoje ainda são relativamente caros. Elifas Gurgel que o diga! A conversão sai, hoje, por cerca de quinze mil reais, dada a dificuldade em importar o material necessário.


Website da Hyundai, clique aqui.

2 comentários:

  1. Desse mato sai coelho, mesmo que a Hyundai não esteja oferecendo nenhum elétrico puro no momento é só questão de montar as peças já disponíveis na prateleira. Por exemplo, só o motor elétrico já usado no Sonata híbrido já dá conta de mover um carro pequeno...

    ResponderExcluir
  2. Se sair mesmo o incentivo fiscal, que tramita no congresso, então...

    ResponderExcluir